Seguidores

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Zoológico

Material: Bambolês
 Explicação e Regras: Esta brincadeira depende do número de crianças, por exemplo, se estamos em 6 pessoas (total) usaremos 5 bambolês.

Fazemos uma roda com os bambolês no chão.

Pedimos para as crianças escolherem um animal da Floresta para si, por exemplo, eu digo que sou Borboleta, a outra criança que é gato, o outro leão,  etc. TODOS escolhem um animal, quem fica no meio também.

Temos então (dependendo do número de crianças no jogo sera o número - um dos bambolês) ex
emplo: 6 animais e 5 bambolês, quem esta sem bambolê ficará no centro da roda e irá escolher dois animais para trocarem de lugar dizendo:

"Eu quero que troque de lugar a Borboleta e o gato” ...

Ai os dois animais chamados precisam sair do seu bambolê e quem esta no meio tentará pegar o lugar que ficou vazio, quem não conseguir entrar na ‘Toca’ (bambolê) ficará no meio e será quem chamará os outros dois animais para trocarem de lugar e el@ tentará pegar o lugar do outro antes e assim sucessivamente. 
Quando quem estiver no meio da roda de bambolês disser : ZOOLÓGICO! Todos devem trocar de lugar.
 
OBS: Aproveitar esta brincadeira para falar de animais de estimação, animais em extinção e sobre preservação da natureza. 
Não interfira na alimentação, mas se você for vegetariana como eu pode contar isto para as crianças sem problemas. 
Nem sempre dá pra conversar este temas antes das brincadeiras, somente quando você esta em uma Colônia de Férias e tem mais tempo dá, já em um evento de 3 ou 4 horas você já explica o Jogo, suas Regras e começa a brincar.
 
Recapitulando as Regras
*Precisa trocar toda vez que for escalado e se não conseguir perderá o lugar para quem estava no centro da roda. 
 
 VERSÃO 2 PARA ESTE JOGO
 
Material: Fita Crepe
 
Logística Espacial: Quadrado grande feito de fita crepe, com uma cruz no centro dividindo ele em 4.
 
Explicação e Regras: Desenhe um quadrado bem grande no chão e determine que bicho esta em cada canto, por exemplo: Numa ponta esta o Gato, na outra o Elefante, na outra o Jabuti e na outra o Rato, a criança que esta no meio NÃO TEM animal e será o pegador.
O Monit@r divide o número de crianças por igual em cada quadrado de cada animal e no  meio fica o pegador (ou você fica no meio se o número de crianças no jogo for par)
O pegador dirá quem troca com quem, exemplo: Gato com Rato ao trocar de ‘Toca’ você vira outro animal, exemplo: se você era Gato, agora é Rato e eles tem que mudar de lugar enquanto quem esta no meio tenta pega-los, mas nesta versão ao ser pego você passa a ajudar quem esta no centro a pegar os seus colegas.  E sempre que quem estiver no meio disser: ZOOLÓGICO todos devem trocar de lugar.
 
Recapitulando as Regras
* Ao ser convocado a trocar de Toca, você vira outro animal
* Ao ser pego ajuda o Pegador a pegar todo mundo
 
VE
RSÃO 3 PARA ESTE MESMO JOGO

 
M
aterial: Fita Crepe ou figurinhas de animais  em números iguais, sendo 4 tipos diferentes,
em bastante quantidade, exemplo: Animal 1: Gato 12 figurinhas de gato. Animal 2: Cachorro 12 figurinhas de cachorro. Animal 3: Macaco 12 
12  figurinhas de macaco e Animal 4: Golfinho 12  figurinhas de golfinho.

É fundamental que estas figuras sejam feitas de papel duro e sejam plastificadas.

Mas caso você opte pelo material mais fácil, use  cones e determine que cada um dos cones representam um certo animal (famoso faz de conta) 
Certifique-se que cada um dos 4 quadrados tenha o mesmo número de cones
.
 
Objetivo: Conseguir pegar o maior número de animais, sem ser pego.

 
Explicação e Regras
As crianças devem ser divididas em 4 grupos com o mesmo número de participantes, cada um precisa “roubar” os animais (cones ou figurinhas) dos outros grupos em um determinado tempo estipulado pelo monit@r. 

 Se você for pego dentro da “jaula” do animal “inimigo” você vira ‘Estatua’ e só poderá voltar para o jogo se alguém do seu time vier te salvar, tocando em você. 

Vale lembrar que uma vez “roubado” o animal não significa que ele não pode ser resgatado pelo grupo que o representa, ou seja, um animal pode ir para vários grupos até acabar o jogo.

No fim todos contam quantos  animais (pontos) cada grupo conseguiu para ver quem venceu. Se seu grupo conseguir pegar todos os animais vocês venceram, mas se no tempo estipulado isso não acontecer ganhara o Jogo o grupo que conseguir pegar o maior número de animais (cones ou  figurinhas e conseguir trazer pro seu time).



Recapitulando as Regras
*Foi pego, vira estatua
*Ganha quem pega mais animais
*Não vale ficar parado no mesmo bambolê


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário