Seguidores

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Vamos Passear na Floresta, enquanto seu lobo não vem? (pequenos de 3 a 6, mas grandes tmb gostam)


Esta brincadeira é clássica!

Material: Bambolês ou Corda.

Explicação e Regras: Se você tiver bambolês disponíveis espalhe eles para serem a ‘Casinha' das crianças, elas devem entrar só uma em cada bambolê. 
Se você não tem bambolês, mas tem uma corda faça um círculo com a corda e mostre para as crianças que ali é a ‘Casinha’ que é um lugar seguro onde elas NÃO podem ser pegas pelo Lobo.
 
Explique que dentro deste espaço que chamamos de Casinha será o nosso ‘Picks’ (que é seu lugar seguro onde nada de ruim pode nos acontecer, dento do Picks estaremos sempre salvos).

 
Fora do Picks é a Floresta, que é um lugar lindo onde podemos brincar com alegria e pular cantando e nos divertindo, mas que é bom sempre estar atentos, o Lobo pode estar por perto...


Uma pessoa será escolhida para ser o Lobo, comece com o Monit@r. (aproveite para conversar sobre a figura mítica “o Lobo” e histórias pergunte sobre Histórias infantis que tem este personagem.

 
Você pode falar sobre o medo que cada um tem e os incentive a superar seus medos, mas se forem crianças muito pequenas, não da pra falar muito, só explique que este lobo é de faz de conta, um lobinho amigo, que ele é de mentirinha, deixe claro que é você fingindo ser Lobo


Uma técnica infalível é incentiva-las a serem o Lobo junto com você, ou mesmo sozinhas elas adoram! As respostas do que as crianças pequeninas estão fazendo, quando elas são o Lobo, são hilárias! Um dos melhores momentos da minha profissão com certeza :)

 
DINÂMICA

O Lobo fica parado no canto, de pé olhando para as crianças.
As crianças cantam e dançam EM RODA,  sem estar de mão dadas em volta dos Bambolês (ou da corda dependendo do material usado, ou seja, em volta do Picks) pulando e cantando que estão passeando pela floresta:


Crianças: 
"Vamos passear na floresta, enquanto seu lobo não vem" (2 vezes)
"Está pronto seu lobo?"
O Lobo responde:  “Não!!Eu estou tomando banho"
Crianças: "Ih! Seu lobo não pega ninguém!" (2 vezes batendo palmas de cima pra baixo). Novamente as crianças cantam a música: 
“Vamos passear...” e perguntam:
“Está pronto seu  Lobo?”.
O Lobo sempre responde que esta fazendo alguma coisa, por exemplo:
“Não estou pronto! Estou lendo um livro...” Ou arrumando a casa, colocando sapato, fazendo um bolo, cuidando do jardim, pintando as unhas, etc.
 
(Só não deixe isso durar pra sempre, mas também não seja muito rápido, fica mais legal quando você faz pelo menos 3 coisas antes de ficar pronto, mas algumas crianças tem muita criatividade, então, se a criança tiver demorando muito diga que o Lobo tem que ficar pronto uma hora).


Ai quando Lobo quiser ele responde a pergunta dizendo:
 "Estou pronto!"


Neste momento todos devem correr para os a Casinha (Picks) muito rápido porque quem estiver fora do Picks será pego e se tornará o próximo Lobo da brincadeira.


Recapitulando as Regras:
*Dentro da Casinha (Picks) não pode ser pego
*Uma criança por Bambolê, se for um círculo feito de corda,claro que ficam todos juntos. Ou se tiver poucos bambolês, vale 2 em cada Picks.
*Não vale guardar caixão!
*Devemos circular pela floresta cantando e dançando a música do jogo.
*Lobo pronto, foge
*Foi pego, vira lobo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário