Seguidores

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Vampirinho Vampirão


Vampirinho Vampirão é uma brincadeira que mistura pega-pega com seu mestre mandou.

Material: Fita crepe.

Material Opcional: uma capa e dentes de Vampiro.

Regra: 
Ao correr para fugir do Vampiro, olhe para onde você esta indo e tome cuidado com os menores que estiverem no jogo, cuide para não tropeçar, não atropelar alguém e se machucar. Lembre-se sempre que o mais importante é se divertir e não ganhar o jogo.

Explicação e Regras: 
Com a fita crepe, faça uma linha que distancie as crianças do Vampiro. Conte uma história de Vampiro, exemplo: “Este Vampiro mora em um castelo no alto da montanha mais alta do mundo e ele é fascinado por Relógios, por isso ele roubou todos os relógios do planeta e para saber as horas as crianças precisam perguntar pra ele... Ele também gosta de animais então ele só conta as horas se vocês imitarem os animais que ele pedir, dando passos de acordo com o tamanho do animal.
Explique que quando o Vampiro disser que é Meia Noite, todos deverão fugir para o ‘Picks’ (atrás da linha de fita crepe) e que quem for pego virará Vampiro e ficará junto no castelo contando que horas são para os amigos e que quando der Meia Noite, as crianças que viraram Vampiros ajudam o Vampirão a pegar seus colegas que ao serem pegos virarão Vampiros também...

DINÂMICA
Uma pessoa será o Vampiro (Comece com o Monit@r) que tem que ficar parada de costas (não pode olhar para as crianças)As crianças perguntarão em coro:"Vampirinho Vampirão, que horas sãoVampiro responde: "5 horas com passos de canguru...”
As crianças devem dar cinco pulos  na direção do Vampiro.Novamente elas perguntam: "Vampirinho Vampirão, que horas são?O Vampiro responde novamente: "3 horas com passos de formiga".  As crianças devem caminhar com passos pequeninos na direção do Vampiro.E assim sucessivamente o Vampiro vai falando as horas e trocando os animais para que elas os imitem enquanto dão os passos pequenos ou
grandes de acordo com o animal, até que o Vampiro perceba que elas estão bem próximas e ai diga Meia Noite. As crianças devem correr para o ‘Picks’ para se proteger de virar Vampiro. O jogo acaba quando todas as crianças forem pegas e virarem Vampiro.

OBS: O mais legal é correr e não pegá-las no começo e sim fingir que vai pegar, porque elas se divertem mais e a competição não é estimulada. Aos poucos elas irão querer ser Vampiros também, ai você pode começar a pega-las, até que todos sejam pegos e virem um único grupo :)


Recapitulando as Regras*
O ‘Picks’ é atrás da linha de fita crepe* Todos devem andar os passos de acordo com o tamanho dos animais e imitá-los ao caminhar*Quando for Meia Noite deve fugir do Vampiro
*Se for pego, vira VampiroNo trabalho de Monitoria é sempre importante trabalhar com no mínimo duas pessoas, porque enquanto um faz o personagem, neste caso o Vampiro, o outro auxilia as crianças em como elas devem jogar o jogo.






2 comentários:

Anônimo disse...

EU BRICADEIRA COM MEUS AMIGOS

Anônimo disse...

Muito legal,vou fazer com os alunos

Postar um comentário