quarta-feira, 4 de julho de 2012

Vampirinho Vampirão

Vampirinho Vampirão é uma brincadeira que mistura pega-pega com seu mestre mandou.

Material: Fita crepe. Opcional: uma capa e dentes de Vampiro.
Com a fita crepe, faça uma linha que distâncie as crianças do Vampiro. As crianças devem se alinhar do outro lado desta linha, lá será seu "picks", ou seja, seu lugar seguro onde o Vampiro não pode entrar.

Conte uma história de Vampiro, depois diga que este da nossa brincadeira ama relógios e pegou todos do mundo, assim as crianças para saberem às horas terão que perguntar a ele(a). 
Explique que quando o Vampiro disser que é meia noite, todos deverão correr para o picks, quem for pego virará Vampiro e ficará ao seu lado e também tentará pegar os colegas depois da meia noite.

Uma pessoa será o Vampiro e ficará parada de costas (ela não poderá olhar para as crianças)

As crianças perguntarão em coro: "Vampirinho Vampirão, que horas são?
O(a)  Vampiro(a) responderá: Exemplo: "Uma hora, com passos de formiga". As crianças devem dar um passo pequeno na direção do Vampiro.

Novamente elas perguntam: "Vampirinho Vampirão, que horas são?
O Vampiro responde novamente: Exemplo: " 3 horas com passos de elefante".  As crianças devem caminhar com passos largos na direção do Vampiro.

Novamente elas perguntam: "Vampirinho Vampirão, que horas são?
O Vampiro vai respondendo sucessivamente as horas e trocando os animais para que elas os imitem enquanto dão os passos, largos ou curtos.

Quando o Vampiro sentir que elas estão bem próximas, deve dizer após a pergunta : "São Meia Noite!!"
As crianças devem correr para o picks e quem for pego virará Vampiro.

Obs: Neste jogo é preciso avisar antes, para que quando elas forem correr, que devem ficar atentas por onde vão, que devem olhar a direção que querem correr e não devem correr olhando para trás, porque muitas vezes elas se atropelam na corrida, mas se vc avisar antes que elas precisam olhar para os colegas antes de sair correndo, que o mais importante é a diversão e não precisa correr afobado pra ganhar, assim o jogo flui sem nenhum acidente :)

OBs 2: O mais legal é correr e não pegá-las no começo e sim fingir que vai pegar, porque elas se divertem mais e a competição não é estimulada. Aos poucos elas irão querer ser Vampiros também, ai vc pode começar a pega-las, até que todos sejam pegos e virem um único grupo :)

No trabalho de monitoria é sempre importante trabalhar com no mínimo duas pessoas, porque enquanto um faz o personagem o outro auxilia as crianças em como elas devem jogar o jogo.


Um comentário: