Seguidores

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Rio Vermelho


Rio Vermelho é um jogo de Linha

Material: Fita crepe

Logística Espacial: Dentro do espaço determinado coloque uma linha de fita crepe reta no chão em um extremo da sala e faça a mesma coisa do outro lado.
Posicione-se no meio das duas linhas e coloque as crianças uma ao lado da outra atrás de uma das linhas de fita crepe. O objetivo delas será atravessar para o outro lado sem serem pegas.

Explicando as Regras: Vamos brincar de Rio Vermelho, as crianças ficarão atrás desta linha e vão dizer bem alto:
 "Queremos passar pelo Rio Vermelho!"
 Aqui do meio do Rio eu vou responder:
"Só pode passar pelo Rio Vermelho quem tiver uma cor"
Todas as crianças perguntam juntas: "Que cor?"
 Irei pedir a cor dizendo: "Só pode passar pelo Rio Vermelho quem tem a cor...” (verde ou amarelo, etc)
Depois que eu pedir a cor vocês precisam procurar nas suas roupas a cor que eu pedi. Quem tem deve vir me mostrar, um de cada vez! Se eu conferir que você tem a cor pedida pode passar e quem NÃO tem a cor pedida deve esperar o meu comando para passar e ai só pode passar quando eu falar: "Passou!" (faço isso batendo palmas para frente no sentido de "foi") não pode passar antes viu! E agora galerinha é melhor vocês correrem muito, porque eu sou a tia mais rápida do planeta Terra e nunca perdi este jogo! Sou tão rápida que um dia eu ganhei ATÉ de uma tartaruga :P Então se preparem, porque eu vou pegar você (corra para uma criança que esta atrás da linha) e você (outra) e você também! Rá-rá-rá

E ah! REGRA IMPORTANTE: Não vale mostrar a cor da cueca e nem da calcinha viu seus maluquinhos! (acredite tem sempre um que faz isso, rsrs)
É um, é dois é três e Valendo!!

(Claro que isso esta explicação é só um exemplo, cada um sua suas próprias palavras e dependendo da idade das crianças você pode ser mais doce, ou mais doida)

OBS: É legal no início do jogo usar cores que todo mundo tem e aos poucos ir dificultando a brincadeira. Vale também não pegar as crianças no começo, elas se divertem mais quando não são pegas e a competição não é incentivada e sim a diversão.

OBS 2: Caso esteja muito fácil de pega-los, diga que você nunca na vida procura por animais estranhos, que não adianta eles inventarem de te enganar  com estas historias malucas para poder passar sem você ver, que nem adianta gritar pra você procurar uma lagarta com cara de morcego voadora que você não ira procurar! E em seguida olhe pro céu e pergunte: “Lagarta com cara de morcego voadora? Aonde? ? ?” E neste momento, enquanto você esta distraída eles podem fugir e passar pra o outro lado sem você notar, RS.

NO CASO DE ALUNOS COM UNIFORME

Peça por categoria, por exemplo: "só pode passar pelo Rio Vermelho quem esta de relógio... quem esta descalço... quem tem olho verde... quem tem cabelo preto... quem falar uma palavra em uma língua estrangeira... quem imitar tal animal... etc"



Nenhum comentário:

Postar um comentário