Seguidores

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Pular Corda (acima de 6 anos POREM conheço crianças de 4 que já sabem pular!)

Quando comecei a trabalhar com recreação me assustei ao perceber que a maioria das crianças não sabiam pular corda, e as que pulavam, não sabiam entrar na corda, precisavam começar já dentro da corda...


É preciso incentiva-las a vencerem o medo da corda, que é natural. É pode parecer bobagem mas uma brincadeira simples mostra muito do nosso comportamento social. Entrar na corda é se superar, aprender que vc pode conseguir algo que considerava dificílimo. 

Hoje depois de muitos anos trabalhando nesta profissão fico satisfeita de perceber que quase todo mundo já sabe pular corda de novo! E que até criança de 4 nos me surpreende pulando muito bem no tempo certinho :)



Musicas de Corda:

"Aonde você pretende morar: Casa, castelo, privada ou cemitério? Casa, castelo, privada ou cemitério...""Cho-co-la-te (cada sílaba uma pulada) na segunda vez a criança agacha e se bate a mesma coisa no alto, sem ela pular, ai quando for dito a terceira vez: Cho-co-la-te ela volta a pular a cada sílaba até errar.




"Um homem bateu em minha porta, e eu abri, senhora e senhores ponham a mão no chão, senhora e senhores, pulem de um pé só, senhora e senhores, de uma rodadinha e vá pro olho da rua" (é importante dizer para as crianças que elas devem entrar por um lado da corda e sair pelo outro, se não elas se machucam)


"Suco gelado, cabelo arrepiado, qual é a letra do seu namorado? A-B-C..."


"Quantos anos vc tem? 1-2-3-4-5-6-7-8..."


"Com quantos anos vc pretende se casar (inicia da idade da criança em diante até ela errar)"


"Salada, saladinha, bem temperadinha, com sal, pimenta, fogo (bate normal), foguinho (bate mais rápido) fogão (bate rapidão mas se a criança cair solte a corda imediatamente para não machuca-la - Isto vale para qualquer momento em que vc estiver batendo a corda!)


"Apelido engraçado a gente nunca esquece, com qual desses bichos vc se parece? Gato, Cachorro, Anta, Elefante, Cavalo etc etc (cada hora uma das pontas fala o animal, assim reveza as ideias e têm tempo pra pensar enquanto bate)


"Tum-tum (alguém fala de fora enquanto a(o) amiga(o) pula la dentro da corda)
Quem é? (a pessoa dentro responde)
A(o) vizinha(o), posso entrar? (responde de fora)
Pode (responde de dentro)
Tem cachorro (fala enquanto vai entrando)
Não (pulam juntas(os)
Quer um café?
Sim
Vou buscar (a primeira pessoa sai e repete a sequência)


"Com quem vc pretende se casar? Loiro, moreno, careca, cabeludo, rei, ladrão, soldado ou capitão" (para cada pulo um nome, claro)


"Zerinho"
Faz uma fila de todos entram zerinho sem pular nem tocar a corda
Depois toda a fila pula uma vez
Depois toda a fila pula duas vezes... (até um errar e começar tudo de novo)




RELOGINHO
Uma pessoa fica no meio e roda a corda girando no centro, enquanto os outros pulam sempre que a corda passar por eles(as), quem errar sai (você gira no centro até ficar tonto, se a criança for grande e quiser girar, depois troque com elas)

2 comentários:

Anônimo disse...

nossa, bem interessante mesmo essas cantigas e colocações, obrigado pela ajuda

Marcileia Lacerda disse...

Olá! Faz tempo que você fez este comentário... o blog ficou desatualizado um bom tempo. Retornei a ele agora para finaliza-lo, estou buscando uma maneira de publicar as músicas aqui descritas, seria bom ter a melodia, além das letras, acho que ajudaria bastante também. Obrigada pelo comentário!

Postar um comentário