Seguidores

domingo, 2 de agosto de 2009

Amarelinha

Existem muitas formas de fazer o desenho da amarelinha

Material: Fita crepe, Giz de lousa ou Tijolo vermelho. 

Na tradicional você faz um desenho de quadrados no chão, alterando 1 casa e 2 quadrados um ao lado do outro para 2 casas coloque os números em sequencia de um a dez no chão, hoje em dia não se costuma mais desenhar o céu e o inferno no topo.

O objetivo de todos é chegar na casa número 10, mas para isso é necessário seguir a sequência correta, que é crescente, comece jogando a pedrinha na casa de número 1 e vá crescendo até chegar na casa 10. Em cada casa onde a pedrinha esta não pode pisar, e você só pega a pedrinha na volta, nunca na ida.

Se você acertar vai seguindo o jogo, até que erre. Somente depois que você errar é a vez do próximo da fila. Ganha quem chegar no 10 primeiro. Eu brincava, quando era criança, de comprar as casas. Era assim, quando você chegava no 10 você podia jogar a pedra (de costas para a amarelinha) e se ela caísse dentro de uma casa você colocava um X e ali ninguém podia pisar só você... não é muto cooperativo, mas quando você já esta maior isso deixa o jogo mais difícil e por isso mais desafiante.

Quando a criança é muto pequenininha não tem como seguir estas regras, o importante é deixa-las livre, mas as maiores devem ser estimuladas a seguir a sequencia de chegar até o 10 seguindo a escadinha porque assim o jogo fica mais estimulante. 

Regra: Sempre se deve jogar a pedrinha de FORA da amarelinha e na frente da casa numero 1 . Não pode jogar do numero 2, nem quando estiver difícil acertar na casa 8 por exemplo.


DICA
Quando a criança jogar a pedrinha e ela não cair nem fora nem dentro da casa, mas sim em cima da linha, você pode fazer um jogo de adivinhação para ela ter a chance de ter acertado ou ser declarado que ela errou. isto se chama:

 "Meia Lua" 

É assim: peça para a criança ficar de costas, enquanto você fala:

"Meia lua, dentro, fora, meia lua?" 

(Escolha uma destas posições para por a pedrinha dentro da casa que ela tentou jogar)

A criança responde: "Dentro"

Se ela tiver acertado o chute ela continua no jogo, se não ela errou e passa a vez para o próximo.



Outra amarelinha para maiores é feita com um quadradão 

Desenhe um quadradão no chão com a fita crepe, no meio dele faça uma linha e cruze esta linha com cinco linhas, fazendo com que se forme 10 quadrados.

Esta amarelinha é difícil porque é feita inteira de um pé só, você segue a mesma sequência progressiva, e mesma regra para determinar quem sera o próximo a jogar, quem conseguir chegar no 10 primeiro ganha.


Existe também a amarelinha em Caracol, que é livre e cada um pula como quiser, você pode desenha-la no chão com giz e deixar lá durante a festa assim a hora que eles quiserem brincar vão lá e pulam :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário