Seguidores

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Brincadeira com corda (de 3 a 6 anos)

Nesta idade é  necessário um cuidado maior com a corda.

Amarre a corda em algum lugar da casa, ou se tiver um parceiro(a) cada um segura nas pontas e um deles balança para fazer cobrinha. A cobrinha pode ficar nervosa, ser mais levinha, você pode fazer uma cobrinha dupla para dificultar a atividade.

A regra pular de um lado ao outro, passando pelas suas costas parando do lado oposto ao que estavam e tente (é isso mesmo que ira acontecer, você ira tentar) organiza-las para voltar a pular todas ao mesmo tempo, assim, se uma pulou para este lado, todas devem estar deste lado para ir par o outro (se não vira bagunça, cada um atropelando o outro e pode gerar acidentes), mas é difícil faze-las cumprir esta regra, boa sorte!

Outra brincadeira que funciona é pular a alturinha da corda (claro que não se pode subir muito a corda, só para aqueles que já são atletinhas mirim e pedirem :)

Também pode pedir para que elas passem por baixo (sem tocar, mas elas não irão obedecer...rs)


Também se pode fazer uma pescaria 

Em dupla, segure a corda com seu colega. As crianças fica alinhadas do lado oposto ao seu. Você vem com seu colega correndo dizendo: "Pescaria" 

A pescaria é uma cobrinha, mas dinâmica porque eles precisam fugir da rede que vai de um lado para o outro.

Você inclui, o Furacão que é feito com a corda no alto girando em círculo, cuidado para não bater nas crianças, explique que nesta hora elas precisam se agaixar.

A pescaria de cobrinha, funciona passando por cima e por baixo, levante a corda dizendo Lá vem a rede por cima (elas tem que correr da rede e cruza-la passando agaixadas... ou La vem a rede por baixo (elas tem que correr da rede pulando por cima dela.

Cabo de Guerra

O cabo de guerra é uma competição entre os dois lados da corda, menino contra menina, monitor contra crianças, amiguinho com amiguinho. Os grupos medem força para ver quem ganha, ganha quem consegue trazer a corda para seu lado.

Para que ninguém se machuque nesta brincadeira, é bom colocar uma bexiga palito no meio da corda e determinar um lugar com fita crepe, em uma distancia de dois passos do centro onde passando dali o grupo já venceu, porque se deixar ir até o fim um pode derrubar com força o outro e como são pequenos podem se machucar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário