Seguidores

domingo, 12 de julho de 2009

Corrida PÔ

É uma mistura de Joquempô com corrida na linha


Deve-se desenhar um labirinto (linha) no chão com fita crepe, certifique-se que ambos os lados possuem o mesmo tamanho. As crianças devem correr andando em cima da linha.

De um lado estará o time A, do outro o time B
Cada um tem o objetivo de atravessar o labirinto com o objetivo de chegar na linha do time oposto para assim MARCAR PONTO para seu time. Ambos saem ao mesmo tempo do ponto de partida que é o inicio do "labirinto" somente quando você der o comando de início a corrida.
Ao se encontrarem em qualquer lugar dentro do labirinto jogam Jo-quem-pô! quem ganha continua correndo em direção ao objetivo (que é alcançar e cruzar a linha do outro grupo), mas quem perdeu sai rápido e volta ao fim da fila,  enquanto outro colega (que estava como próximo na fila)  corre para impedir o participante (que ganhou naquela partida) de chegar ao objetivo, que é cruzar a linha de chegada do seu time. E ao encontra-lo dentro do labirinto deve jogar com este para ver quem ganha e continua em busca de fazer de chegarem ao objetivo e assim fazer ponto para seu time. É comum neste jogo depois de um tempo as crianças querem mudar de time, isto é possível sem problemas, mas os times devem estar com números iguais.

Quem cruzar a linha de partida do outro time marcará ponto.



OBS: VOCÊ SABE BRINCAR DE JOQUEMPÔ?


Dois participantes apenas. Estes falam ao mesmo tempo. Jo-quem-Pô! enquanto de mãos fechadas balançam o braço de cima para baixo ao mesmo tempo um de frente pro outro. Quando se falar Pô se deve abrir a mão e escolher entre:Mão fechada = PEDRA
Mão aberta= PAPÉL
Mão em sinal de V (indicador e dedo médio abertos os outros fechados) = TESOURA
A PEDRA ganha da TESOURA
A TESOURA ganha do PAPÉL
E o PAPEL ganha da PEDRA


(Sem essa de agulha, agulha não existe em Joquempô seus maluquinhos!)








4 comentários:

Anônimo disse...

esse jogo é classificado como o que? jogo esportivo, cooperativo, estafeta, ou o que?

obrigada desde já

Anônimo disse...

jogos populares

Marcileia Lacerda disse...

Eu considero um Jogo de Competição, mas pode se tornar um Jogo Cooperativo porque caso alguém queira trocar de time sempre pode. Não é estafeta.

Marcileia Lacerda disse...

Eu considero um Jogo de Competição, mas pode se tornar um Jogo Cooperativo porque caso alguém queira trocar de time sempre pode. Não é estafeta.

Postar um comentário