Seguidores

domingo, 16 de agosto de 2009

Brincadeiras Tradicionais: Cabra-cega, Passa Anel , Alerta!

Essas brincadeiras são bem simples, exigem pouco material e funcionam super! :)


Cabra-cega - Idade acima de 4/5 anos


Material: Venda para os olhos 

Espaço: Determine previamente as áreas onde a brincadeira está valendo, de preferência limite o espaço.

Dinâmica: Uma criança fica no centro com a venda nos olhos, as outras crianças a giram enquanto cantam perguntando:

"Cabra-cega de onde você vem?" 
A Cabra responde: 
Eu venho do Mar (ou do Céu, da Lua... (ajude com ideias para que eles entendam as possibilidades de lugar de onde podem ter vindo) 

Quando a criança ficar um pouco tonta com o giro (não girar muito!) ela já começará a procurar os amigos com as mãos, SEM ESPIAR, viu? Rss e assim que tocar em alguém, quem foi pego será a próxima cabra-cega. 


Passa Anel - Idade de 5 a 7 anos

Escolher antes: 1 criança pra passar o anel e 1 criança pra adivinhar com quem está o anel, esta que vai adivinhar, deve ficar de costas para o grupo, sem olhar, até a hora que for chamada para a adivinhação.


Dinâmica:


As crianças ficam sentadas em meia lua com as mãozinhas em formato de reza, mas para frente do corpo não para cima. Elas devem juntar as duas mãos e mantê-las fechadas (como se guardassem um segredo). A que foi escolhida para passar o anel deve ir uma a uma passando sua mão dentro da mão de todas crianças do jogo e em um(a) escolhido(a) deixara o anel.

IMPORTANTE: Mesmo depois de já ter deixado o anel, se ainda tiver alguém que você não passou, você deve passar fingindo que o anel ainda esta na sua mão, para que ninguém na roda sopre pra quem vai adivinhar com quem esta o anel.

Depois que a criança adivinhar, mesmo que erre ou acerte, ela trocará de lugar com quem estava passando o anel. E assim sucessivamente até tod@s tenham passado o anel e adivinhado.


Alerta! Idade acima de 6 anos


Material: Uma bola leve, dente de leite média é a melhor.

Dinâmica: 

Uma criança vai para longe dos amigos com a bola na mão e fica de costas para o grupo. 
Peça para as outras crianças escolherem uma fruta (ou cor, ou número, ou animal, ou o que você e elas quiserem de categoria). E elas gritam para o quem esta com a bola os nomes de cada uma (ou cor de cada uma, animal de cada uma etc) 
Quem esta com a bola escolhe um e grita bem alto, ex: Verde! Ai quem é Verde corre para pegar a bola e todos fogem para bem longe, quando o(a) Verde pegar a bola deve gritar: ALERTA! Neste momento, seja la onde você estiver, todas as crianças congelam. 

Então o Alertante pode dar três passos na direção de alguém e tentar queima-lo(a).
Mesmo se não conseguir tudo bem, eu sempre coloco quem teve a sua categoria escolhida para ser o próximo a escolher. 
Quando todos estiverem escolhido acaba o jogo.

Regra: Cabeça é fria, mão NÃO É fria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário