Seguidores

domingo, 12 de julho de 2009

Músicas - Diversas...

Menininha Bonitinha


"Essa meninha é bonitinha
Ela gosta de balançar
Balança pra cá, balança pra lá
balança, balança, balança sem parar"
(Repetir diversas vezes)


Alecrim Dourado"Alecrim, alecrim dourado
Que nasceu no campo
Sem ser semeado
(Repetir)
Foi meu amor
Que me disse assim
Que a flor do campo
É o alecrim
(Repetir)"


Dona Aranha
"A dona aranha
Subiu pela parede
Veio a chuva forte
E a derrubou (Tbúm!)
Já passou a chuva
O sol já vai surgindo
E a dona aranha
Continua a subir
Ela é teimosa
E desobediente
Sobe Sobe Sobe
Nunca está contente"


Desengonçada
"Vem cantar, vem balançar
Vem fazer o corpo se mexer e acordar
Vem cantar, vem balançar
Vem fazer o corpo se mexer e acordar
È a mão direita, a mão direita, a mão direita agora
É a mão direita que eu vou acordar.
É a mão esquerda, a mão esquerda, a mão esquerda agora
A mão esquerda que eu vou acordar...
(cantar a mesma musica com todas as partes do corpo e no final cantar todas as partes mexendo ao mesmo tempo o corpo)"

Sacode
"Para acabar com o aborrecimento
Basta fazer um simples movimento
Com uma mão (sacode uma mão)
Para acabar com o aborrecimento
Basta fazer um simples movimento
Com a outra (bata palmas)
Para acabar com o aborrecimento
Basta fazer um simples movimento
Com um pé, o outro
(seguir alternando até sacudir todas as partes do corpo) "


Eh Galera!
Você: Eh Galera!

Crianças :Eh Galera
Você: Galera Boa
Crianças: Galera Boa
Você: pra ficar bonito
Crianças: Pra ficar bonito
Você: Tem que bater palma
Crianças: Tem que bater palma (e batem palma)
Repete tudo e você pede outra ação...

Quero ver quem pega (3 palmas) (3vezes)
Você: quero ver quem pega? No ombrinho do colega

Crianças: Já peguei!
Repete tudo e pede outra ação...






Atividade para crianças acima de 6 anos - Estourar BEXIGAS de ár e de Água!

Bexigas Espalhadas - SOMENTE CRIANÇAS GRANDES

Coloque balões pela casa em lugares estratégicos, pode ser alguns mais fáceis e outros mais difíceis. De para cada criança um palíto de dentes, não de palítos pontudos para os pequenos porque este objeto que pode ser perigoso se ela não tiver cuidado. Elas devem correr para estoura-los

Bexigas no caminho

Material: Fita Crepe
                Dado grande de pano ou você pode confeccioná-lo com as crianças antes da atividade com uma caixa de papelão e papéis coloridos.

Posicione as crianças uma do lado da outra em linha, atrás da fita crepe, cada criança uma por vez joga o dado e confere seu número. O número que cair no chão será o número dos passos que cada criança poderá dá até chegar nos balões, quem for estourando bexigas ganha mais pontos. Cada um tem direito de jogar uma vez até todos estourarem todos os balões :)

Também pode faze isso livremente, diga pra elas procurarem e ir estourando, caso você tenha muitos balões e crianças da mesma idade no jogo.

Balão no pé

De um balão para cada criança encher, quem conseguir encher mais, pode encher e quem não conseguir você enche para eles. Com um barbante amarre balões nos calcanhares das crianças (não aperte o barbante). Peça para que elas mesmas encham os balões (este jogo é para grandes) porque se não você não consegue dar conta.
Todas começam o jogo e precisam proteger seu balão no seu pé e ao mesmo tempo tentar estourar o balão do amigo, coloque o balão de acordo com a criança, se for destra no esquerdo, se canhota, no direito. 
Cuidado ao amarrar o barbante na criança, não aperte! Deixe o barbante um pouco folgado, mas não ao ponto de sair do pé. Tenha uma tesoura para cortar o barbante no final da brincadeira

Sentar no balão

Encha balões e peça pras crianças sentarem em cima até estourar :)

Balão de água

Ótimo para dias quentes! Encha os balões com água da torneira e depois distribua para as crianças e ai é só determinar a hora que esta valendo para começar a guerra de bexiga d'água. Você também pode fazer um furinho bem pequenino na sua bexiga e sair correndo atrás das crianças com a rajadinha de água para molha-los.

Com o balão d'água você também pode fazer um jogo assim

Duas fileiras uma de frente para a outra, números pares, cada um de frente para sua dupla. 
Começa o jogo um bem próximo ao outro, e ai um joga o balão na mão do outro. Este quando recebe o balão na mão dá um passo para trás e joga para o companheiro, que depois de pegar o balão também da um passo atras... a distância entre os dois vai aumentando e quem deixar o balão cair no chão sai do jogo, até ver quem sera a última dupla a estourar a bexiga d'água.

Outra versão versão do balão d'água

Use alguns lençóis ou cangas, e faça grupos pequenos, duplas, trios ou 4 crianças, elas devem segurar a ganga ou os lençóis e passar a bexiga jogando-a para o alto para a próxima equipe, que deve receber a bexiga e passa-la adiante, quem deixar cair sai do jogo.

PINHATA

Bexiga gigante cheia de doces e brinquedinhos, normalmente dado pela contratante do evento. A criança aniversariante deve estourar a Pinhata com um palito.






Corrida PÔ

É uma mistura de Joquempô com corrida na linha


Deve-se desenhar um labirinto (linha) no chão com fita crepe, certifique-se que ambos os lados possuem o mesmo tamanho. As crianças devem correr andando em cima da linha.

De um lado estará o time A, do outro o time B
Cada um tem o objetivo de atravessar o labirinto com o objetivo de chegar na linha do time oposto para assim MARCAR PONTO para seu time. Ambos saem ao mesmo tempo do ponto de partida que é o inicio do "labirinto" somente quando você der o comando de início a corrida.
Ao se encontrarem em qualquer lugar dentro do labirinto jogam Jo-quem-pô! quem ganha continua correndo em direção ao objetivo (que é alcançar e cruzar a linha do outro grupo), mas quem perdeu sai rápido e volta ao fim da fila,  enquanto outro colega (que estava como próximo na fila)  corre para impedir o participante (que ganhou naquela partida) de chegar ao objetivo, que é cruzar a linha de chegada do seu time. E ao encontra-lo dentro do labirinto deve jogar com este para ver quem ganha e continua em busca de fazer de chegarem ao objetivo e assim fazer ponto para seu time. É comum neste jogo depois de um tempo as crianças querem mudar de time, isto é possível sem problemas, mas os times devem estar com números iguais.

Quem cruzar a linha de partida do outro time marcará ponto.



OBS: VOCÊ SABE BRINCAR DE JOQUEMPÔ?


Dois participantes apenas. Estes falam ao mesmo tempo. Jo-quem-Pô! enquanto de mãos fechadas balançam o braço de cima para baixo ao mesmo tempo um de frente pro outro. Quando se falar Pô se deve abrir a mão e escolher entre:Mão fechada = PEDRA
Mão aberta= PAPÉL
Mão em sinal de V (indicador e dedo médio abertos os outros fechados) = TESOURA
A PEDRA ganha da TESOURA
A TESOURA ganha do PAPÉL
E o PAPEL ganha da PEDRA


(Sem essa de agulha, agulha não existe em Joquempô seus maluquinhos!)








Pega-pega da bruxa (acima de 7 anos)

Pega-Pega da "Bruxa!"

O pegador é a "Bruxa" comece  sempre pelo Monit@r fazendo o personagem principal. A “Bruxa” tem o poder de transformar as crianças em PEDRA (quem virar pedra fica agachado com a cabeça dentro das pernas no chão), a pedra será salva pelos amigos que "Pulam-cela" sobre a criança, assim que for salva ela volta a correr.

Outro poder da “Bruxa” é o de transformar as crianças em ÁRVORE quem virar árvore fica de pé com as pernas abertas abertas (é aconselhável os país enviarem meninas a festas  com  shortinhos em baixo de vestidos ou calsa legue para a criança ficar mais a vontade e evitar expor a criança) a árvore será salva pelos amigos que devem passar por baixo das suas pernas, assim que for salva a criança volta a fugir da “Bruxa”.

Outro poder da “Bruxa” é transformar duplas de crianças em TÚNEL DUPLO (quando são pegos ao mesmo tempo, ficam de estátuas e formam um túnel duplo com os braços juntos no alto  (como de festa junina) para serem salvas os amigos devem passar por baixo do Túnel, as duas ficam livres e podem voltar a correr.
Depois que você for a “Bruxa”  troque de pegador.

Recapitulando as Regras
A “Bruxa” transforma em Pedra, Árvore e Túnel
* Pedra salva pulando-cela

*Árvore salva passando por baixo das pernas 

Músicas "Atirei o pau no gato" e "Não atire o pau no gato"

A versão original todos conhecem e para não dizerem que sou uma Tia "politicamente correta" vou postá-la no meu blog

Atirei o pau no gato-to-to
Mas o gato-to-to
Não morreu-reu-reu
Dona Chica-cá
Dimirou-se-se
Do bérroo
Do bérroo que o gato deu
MIAU!!!
Esta música têm outra versão que é de uma pessoa que não sei o nome que é assim:
Não atire o pau no gato-to-to
Porque isso (sso-sso)
Não se faz-(faz-faz)
O gatinho-nho-nho
é nosso amigo-go-go
Não devemos maltratar os animais
JAMAIS!!!!

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Canudinhos Coloridos (Bebês acima de 1 anos e crianças de todas as idades)

Canudinhos de plástico mole Coloridos, desses de beber sucos no bar são muito legais para dar para as crianças pequenas brincarem os bebês amam!
Claro que por se tratar de um bebê você estará sempre monitorando cada ação da criança e também só trabalhe com as mães ao lado (ou babas) NUNCA FIQUE COM A RESPONSABILIDADE DE CUIDAR DE UM BEBE SOZINH@ MONIT@R  NÃO É BABA.
Para brincar você pode jogar os canudos para o alto e fazer muita bagunça com eles, como os canudos são novos (devem ser descartados a cada evento) e são molinhos a criança pode por na boca sem se machucar, e sim ela fará isso. Você também pode cantar canções enquanto brinca com elas .

Com crianças acima de 3 anos você pode espalhá-los pelo espaço e pedir para eles irem procurar e pegar quantos conseguirem. Depois podem ver quem conseguiu pegar mais, e se alguém ficou sem, ou com poucos, pedir para eles dividirem com os amigos, uma boa atividade para aprender a dividir e também pode contar uma história da realização dos sonhos, diga que o canudo transforma sonhos em realidade e peça para as crianças dizerem quais são os seus sonhos. Espalhe-os em lugares fáceis de serem achados e lugares difíceis. Para o jogo durar

Com os maiores de 6 você pode espalhar os canudos no chão e propor que façam desenhos no chão usando os canudos, desenhem casinha, sol, arvore e tudo que a criatividade deixar, este jogo rende muito!


Ataque de meias!! (acima de 6 anos, funciona bem com meninos, mas algumas meninas tmb gostam)

Determine um espaço para o jogo, de preferência um lugar onde não tenha vasos ou coisas que possam quebrar.


Coloque pelo menos uns 7 pares de meia no jogo ( use uma a uma dobradas em bolinhas) coloque-as dentro de um saquinho que ficará com o atacante, uma pessoa é escolhida para começar o ataque (aconselho que  você comece e depois a escolha seja aleatória, ex: quem está usando camisa listrada, ou quem está de tênis rosa etc.)

IMPORTANTE só o atacante pode tocar nas meias, se outro criança tocá-las ficará "congelado" virando estatua imediatamente. 

As meias/bolinhas bombas que ficarem pelo chão o atacante poderá recolher e deve jogá-las novamente mirando os amigos, quando acertar neles eles viram estátua novamente.... Ao mesmo tempo se diz: Estátua! para quem foi pego pela bolinha/meia. Quando conseguir congelar todo o grupo o atacante ganha e troca quem será o próximo a jogá-las.


Esta mesma brincadeira também dá pra fazer com salvamento, ou seja, depois de fazer o jogo das estátuas, diga que agora as regras mudaram e vale salvar os amigos estátuas batendo na mão. Quando quem está atirando cansar de correr atrás dos amigos, troca. Também pode deixar livre, quem achar a bolinha bomba de meia no chão ataca os amigos, mas o mais importante é SEMPRE DEIXAR AS REGRAS CLARAS ANTES DE CADA PARTIDA. :)



domingo, 5 de julho de 2009

Pega-pega

EXISTEM MIL VERSÕES DE PEGA-PEGA e daria um livro só disso rsrs


É importante repetir para crianças pequenas que elas devem olhar para onde vão quando correm porque elas costumam correr olhando para o pegador e acabam caindo e se machucando.

Também determine ANTES a área onde a brincadeira está valendo e onde não vale a correr.

Esta é uma brincadeira que possuiu um número imenso de variações. A tradicional todos conhecem.

Algumas versões:

Pega-pega Alturinha: O picks é ficar sentado em bancos, ou sentar em um murinho (desde que seja seguro), o picks é um lugar onde não dá pra tocar os pés no chão, avise que não pode ficar parado no picks, o tempo máximo que pode ficar no picks é determinado antes pelo monitor ou o acordo feito pelo grupo.


Pega-pega Americano: Tire dois ou um pra saber quem será o pegador, depois quando ele pegar alguém, este fica congelado com a perna aberta como um túnel, os amigos o salvarão passando pelo túnel e ele volta a correr, pode determinar um tempo para cada um ser o pegador.


Pega-pega Banana: Escolhemos o pegador e quem ele pegar ele diz: virou banana, a "banana" deve ficar com os braços no alto e junta-los (fazendo um triângulo acima da cabeça), os amigos salvam os outros "descascando a banana" que é abrindo seus braços. Quando o pegador cansar, troca.

Pega-pega Cooperativo: Primeiro escolhemos um pegador, este deve ser identificado com algo grande (uma bexiga, um boné, um lenço na mão) e então ele(a) corre para pegar os amigos, que para se salvarem devem abraçar um outro amigo (este é o picks) quem ficar sozinho pode ser pego, mas o abraço de quem esta em dupla deve durar apenas um minuto e não vale abraçar de 3 pessoas. Quando ele(a) pegar alguém passa o objeto que identifica o pegador e volta a ser fugitivo enquanto o pegador tentará pegar outra pessoa. (Se o grupo for grande pode abraçar três ou quatro amigos juntos)



Pega-pega gelinho: Quem for pego começa a derreter e vai caindo, é salvo por algum amigo que o toca e ai pode voltar a correr até ser pego de novo.


Pega-pega pegador Surpresa com Espelho
Como se fosse criar um grito de guerra, diga Bem alto: "Mão no Centro" e com este comando todos devem vir até você, colocar a mão um sobre a mão do outro em roda e entao você pode escolher um(uma) pegador(a) pela característica da roupa, do cabelo, olho, sapato etc. Quem for pego virará estatua e será salvo pelo amigo que imitar, na frente dele , sua estatua fazendo um espelho depois de salvo vota a fugir, e quando o próximo comando for dado "Mão no Centro" todos correm até você, colocam aos mãos umas sobre as outras e você escolhe um novo pegador.


OBS: Algumas crianças acabam ficando sem ser salva pelos amigos... diga para elas pedirem ajuda: "alguém me salva?" Assim os amigos podem ser mais solidários e sauva-la para que ela não fique lá esquecida. É isso as vezes acontece... mas depois que elas pedem ajuda porque estão em dificuldade, sempre são salvas!  :)

sábado, 4 de julho de 2009

Música Ciranda cirandinha (com modificações que eu fiz e ensino as crianças)

Alguém começa no centro

Todos cantam


Ciranda cirandinha, vamos todos cirandar,

Vamos dar a meia volta,volta e meia vamos dar.
O anel que tu me deste,

Pedra rara, não quebrou.

O amor que tu me tinhas,

Sempre me acompanhou 

Por isso sta./sr. (nome da criança)
Faz o favor de entrar entrar na roda.

Peça para que a criança escolha um amigo(a) pra entrar na roda com ela e dar um abraço, mande um beijo, um pulo etc e quando terminarem cante alto: 

e Vêm pra roda! Ai troca, a criança que estava no centro sai e a escolhida fica lá para escolher o novo(a) amigo(a). A ciranda continua e cantamos juntos o verso com esta modificação.

Esconde-esconde - Para todas as idades!

Todo mundo sabe brincar de Esconde-esconde né?

É super legal e dá para jogar em casa com os amigos. E no final de semana, os pais também podem brincar com os filhos, 30 minutos de brincadeira é bom pra toda a família e não atrapalha ninguém. É bom determinar previamente quais são os lugares onde 'não-vale' se esconder, assim as regras ficam claras e todo mundo se diverte.

Existem também algumas variações para a brincadeira como o esconde-esconde grupo


Você divide o grupo em dois e metade se esconde com um monitor enquanto a outra metade procura com o outro monitor. Quem achar troca para ser o próximo a se esconder.


Também é legal, "Onde está o brinquedo?" que é um esconde esconde de objetos


Primeiro escolha os objetos que serão escondido junto com as crianças. Depois as crianças vão bater cara e você esconde o objeto, quem achar esconde o objeto para a próxima rodada.





Esconde-esconde Cooperativo: 

É ao contrário da brincadeira tradicional, ou seja, só 01 (uma) pessoa se esconde e o grupo se espalha conta até o número determinado e depois vai procurar, quando encontrar esconde junto no mesmo lugar. Se alguém tem medo e quer procurar os outros e pedir pra ir em duplas pode, pois esta brincadeira é legal fazer a noite e em espaços grandes, com um grupo de no minimo 10 pessoas, mas também pode ser feita de dia é também divertida.


Detalhe importante: antes de começar avise a quem vai se esconder que o espaço de esconderijo deve caber todos os amigos , então deve ser um lugar que comporte o número de participantes (em baixo da mesa, em um corredor etc) deixe claro que o lugar escolhido para se esconder não pode ser pequeno. Também avise que quando encontrar quem se escondeu não pode Gritar: "Achei!" (como sempre fazem...) 

Conte que achar o esconderijo é como achar um segredo e que devem ficar quietinhos para esperar que cada um encontre o segredo por si mesmo.

Este jogo também é chamado de esconde-esconde Tartaruga, e deve ser jogado sempre com 2 monitores. Um monitor se esconde e todos o procuram com o outro monitor, ai as crianças vão encontrando o esconderijo e o monitor será o último a achar o grupo (mesmo que já saiba onde estão) e quando o último chegar no esconderijo (o monitor ou mesmo uma criança se estiverem brincando sem monitores)  todo mundo que se escondeu diz quando ele(a) finalmente achar o esconderijo: "Tartaruga! Tartaruga"... :P